As Ruínas de São Paulo em Macau são as ruínas da antiga Igreja da Madre de Deus e do adjacente Colégio de São Paulo, importante complexo do século XVI destruído por um incêndio em 1835. A antiga Igreja da Madre de Deus, o Colégio de São Paulo e a Fortaleza do Monte foram todas construídas pelos jesuítas e este conjunto pode ser identificado como a "Acrópole de Macau". Tudo o que resta da maior e mais bela das igrejas de Macau é a imponente fachada de granito e a escadaria monumental de 68 degraus. Em contrapartida, não restaram muitas coisas do Colégio.

Estão incluídas na Lista dos monumentos históricos do Centro Histórico de Macau, por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

 
A Torre de Macau foi construída em 2001 na cidade de Macau, China. Tem 338 m e é actualmente a 22ª Torre mais alta do mundo. Oferece uma vista panorâmica de Macau (incluindo Taipa e Coloane). Começou a ser construída ainda durante a administração portuguesa e foi inaugurada durante a gestão da China Popular sobre Macau.
 
O Largo do Senado foi sempre o centro urbano de Macau e é também uma zona adequada ao convívio e às actividades culturais. Localiza-se na Freguesia da Sé.

Antigamente, os governadores portugueses revistavam as tropas e a polícia da Cidade neste preciso largo quando assumiam o posto. Actualmente continuam a celebrar-se muitos eventos neste local.

 
O Templo de A-Má, que se localiza à entrada do Porto Interior (no extremo-sul da Península de Macau), a meio da encosta poente da Colina da Barra, já existia antes da própria Cidade de Macau ter nascido. Especula-se que o templo foi construído pelos pescadores chineses residentes de Macau no séc. XV, para homenagear e adorar a Deusa A-Má (Deusa do Céu), chamada também de Tin Hau, Mazu ou Matsu. Esta divindade taoísta é muito venerada em todo o Sul da China e em várias partes do Sudeste Asiático e é considerada como a protectora dos pescadores e marinheiros. Crê-se que os portugueses desembarcaram pela primeira vez em Macau, possivelmente no ano de 1554 ou 1557, precisamente à entrada do Porto Interior, também chamada pelos pescadores chineses de "Baía de A-Má".

 
A Fortaleza de São Paulo do Monte, frequentemente referida apenas como Fortaleza do Monte, localiza-se no Macau e é actualmente um monumento histórico e desmilitarizado incluído no Centro Histórico de Macau, por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.